Afuse

Afuse

FELIZ NATAL A TODOS

FELIZ NATAL A TODOS

segunda-feira, 25 de março de 2013

ATENÇÂO ATENÇÂO ATENÇÂO ATENÇÂO

Mandado de Segurança ColetivoPDFImprimirE-mail
Comunicamos que a Ação Mandado de Segurança Coletivo, referente à Corte Irregular do Adicional de Insalubridade, que a Afuse, move contra Secretário Estadual da Educação, foi distribuída para a 4ª Vara da Fazenda Pública, sob o nº00106006720138260053.

Atenciosamente
Aparecido Inácio e Pereira
Advogados Associados

AUDIÊNCIA PÚBLICA COM O MINISTRO DA EDUCAÇÃO


Os mecanismos de democratização do acesso à Universidade no Brasil, a partir das políticas públicas do Governo Federal, serão o foco da Audiência Pública, que contará com  a presença do Ministro Aloizio Mercadante, lideranças da comunidade educacional, movimentos sociais, estudiosos, lideranças partidárias, vereadores, prefeitos e deputados estaduais.
A reformulação e consolidação do Enem, como um sistema de avaliação e classificação dos calouros às universidades públicas e privadas, estimulou a qualificação do ensino médio e somada ao Sisu, Sistema de Seleção Unificada, desenvolvido pelo Ministério, que possibilitou mais de 100 instituições de ensino público, oferecer129 mil vagas aos estudantes brasileiros.
Articulada a estas ações, o Ministério instituiu o ProUni,  que a partir de 2004 concedeu um milhão de bolsas de estudo de 50% ou integral para alunos de baixa renda. Outro meio de viabilização de acesso à universidade que passou por renovação é o novo Fies, que, nos últimos dois anos, firmou 600 mil contratos de financiamento às instituições privadas de ensino superior.
E a última inovação e avanço do Ministério da Educação prol à democratização do acesso à Universidade é a política de cotas, definida pela reserva de 12,5% das vagas das instituições e universidades federais, com base no critério raça e cor, de acordo com os dados estatísticos do IBGE. 
A meta do Ministério é até 2016 oferecer 50% das vagas das instituições e universidades federais para os cotistas.
Estas são algumas das ações governamentais que comporão o roteiro de debate do ministro, que acontecerá na próxima segunda-feira, dia 11 de março, a partir das 14h30, na Assembleia Legislativa de São Paulo.

ATENÇÃO AOS PRAZOS PARA REALIZAÇÃO DAS CONAEs MUNICIPAIS, INTERMUNICIPAIS E ESTADUAL


ETAPAS MUNICIPAIS E INTERMUNICIPAIS
De fevereiro a junho de 2013

ETAPA ESTADUAL
Dias 13 e 14 de setembro de 2013
Organize-se e faça parte da Comissão Organizadora da CONAE da sua região.
Nossa participação será de fundamental importância para s mudanças necessárias na educação pública do Brasil!!!

INTERNAUTAS ACUSAM CADERNOS DE MACHISMO E DE PROMOÇÃO DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Bastou a comunidade de ativistas das redes sociais "Nós Denunciamos", com mais de oito mil seguidores, publicar no início da tarde de segunda-feira (25) um protesto contra os motivos das capas de cadernos universitários Jandaia da linha "Placas", acusados de serem sexistas, machistas e de fazerem apologia à violência contra a mulher, para uma polêmica se instaurar.
Em um desses motivos, vê-se uma placa de sinalização que adverte para o perigo de animais na pista e exibe a figura de uma mulher entre dois carros.
Em outro, a ilustração simula uma equação matemática na qual um homem somado a uma mulher alcoolizada, resultaria em amor (ou sexo), o que é simbolizado por corações. A imagem foi interpretada como sendo uma espécie de passe livre para o crime de estupro.

As capas, coloridas e "criativas", visam conquistar um público consumidor bastante jovem e é aí que mora o perigo, dizem professores e lideranças da categoria dos profissionais da educação.
Menos de três horas após a denúncia envolvendo o tema das capas e adesivos dos cadernos Jandaia, o perfil da marca no Facebook publicou uma espécie de explicação e de pedido de desculpas pelo que julgou ser uma interpretação equivocada das piadas e tiradas "divertidas" produzidas pela equipe de criação das peças.
O perfil informa que a mulher entre dois carros e com os braços levantados seria símbolo da prática criminosa dos rachas, como na cena do filme "Juventude Transviada", e que, portanto, os animais na pista seriam os praticantes do racha, que estariam na condução dos veículos.
MATERIAL ESCOLAR? - Para a AFUSE, é difícil imaginar como uma empresa do porte dessa, com o alcance que tem, possa fazer capas que reproduzam conceitos e valores tão discriminatórios. Os desenhos, além de sugerir práticas preconceituosas, pode incentivar a evasão escolar, já que em uma de suas capas, o tema sugere a idéia de que vida boa é fora da escola ou que objeto de anti-estresse feminino seja sinônimo de cartão de crédito.

NÃO DÁ NADA? - Em Curitiba, a professora paranaense Elizamara Goulart de Araújo, secretária de Gênero, Relações Étnico-raciais e dos Direitos LGBT da APP-Sindicato, entidade classista de base estadual, também se manifestou contrária aos temas das capas de caderno Jandaia.
"Materiais como esses vêm na contramão dos avanços em educação, pois reproduzem conceitos que reforçam atitudes prejudiciais para as mulheres e para a vida em sociedade", disse Elizamara. Ela lembra que somente nos últimos anos é que as escolas passaram a incorporar na grade curricular, por exemplo, reflexões e lições de combate à homofobia, ao preconceito e antissexistas.
"As universidades públicas estão cada vez mais intensificando as pesquisas acadêmicas sobre relações de gênero, aprimorando currículos e incorporando debates antissexistas ou de combate ao preconceito e à intolerância", afirmou. "Quanto mais se banalizam essas situações e se relega tudo ao plano do humor e da diversão, mais fiel se torna o retrato de degradação nas relações sociais e humanas", sentenciou a diretora da APP-Sindicato.
Na postagem do Facebook, apesar das explicações, o perfil dos cadernos Jandaia resolveu ceder e admitiu: "De qualquer modo, entendemos que essa interpretação é possível, pois acabou gerando indignação por parte de muita gente. Devido a isso, pedimos sinceras desculpas a quem se sentiu ofendido, e nos comprometeremos a cancelar todas as vendas deste produto".
Procurada pela reportagem do UOL desde ontem, a empresa não respondeu aos contatos.
A prova dos nove dessa queda de braço em ambiente 2.0 só será conhecida de fato ao final do balanço de contabilização das vendas dos cadernos com o advento da polêmica em torno de suas capas. Os cadernos da linha "Placas", bem como os demais produtos Jandaia, são comercializados em papelarias, hipermercados e supermercados, em lojas de departamento de todo o País e em lojas de presentes.

GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Durante o encontro do Conselho Nacional de Entidades, a CNTE definiu que realizará uma Semana Nacional da Educação em abril de 2013 que será focada na valorização dos profissionais em educação e também agendou uma greve de 3 dias. "Esta semana tradicionalmente se destina ao debate das questões educacionais e terá como prioridade o debate sindical da mobilização, mais um ano que estaremos lutando para que o piso salarial nacional seja efetivamente aplicado no nosso país com uma greve nacional nos dias 23, 24 e 25 de abril", explica o presidente da CNTE, Roberto Leão.

Ligação de Celular refeita não gerará mais nova cobrança


Desde o dia 28/02/2013, se uma ligação de celular for interrompida por qualquer motivo e o cliente fizer uma nova chamada em até dois minutos, ela será considerada continuação da primeira.

A regra vale para usuários de todas as operadoras de telefonia móvel, em ligações tanto para telefones fixos quanto celulares, sem limite de chamadas sucessivas -desde que refeitas entre os mesmos números de origem e de destino no intervalo máximo de 120 segundos.

Para quem paga valor fixo por ligação, as chamadas sucessivas serão consideradas uma só e apenas a primeira será cobrada. Para quem paga a ligação por tempo, o tempo de todas as chamadas sucessivas será somado e será feita uma única cobrança.

sexta-feira, 15 de março de 2013

GOE

Aos colegas GERENTE DE ESCOLA esse blog também é muito bom
http://rotinasdogoe.blogspot.com.br/

terça-feira, 5 de março de 2013

II CONGRESSO REGIONAL DA AFUSE MACRO ARAÇATUBA

12 e 13 de Abril em Araçatuba, com dispensa de ponto e Certificado para evolução funcional
clic e imprima sua ficha de inscrição e envie para Claudia  na MACRO de Araçatuba