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FELIZ NATAL A TODOS

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quarta-feira, 25 de abril de 2012

Curso Rapido como falar em publico


Curso rápido de como perder o medo de falar em publico



Oratória - Como falar em publico


Aprenda a falar em publico



Falar em publico parte 1


Falar em publico parte 2


Falar em publico parte 3


Dicas


Dicas 2


A importância de se falar bem em publico


Técnicas de comunicação para se falar bem em publico



Técnicas de comunicação para se falar bem em publico 2



Comunicação em Público
Rubens Queiroz de Almeida
queiroz@unicamp.br
20020828


Falar em Público
Um dos maiores medos do ser humano
Medo de errar, do ridículo
Para evitar o medo, conheça bem o assunto e pratique, pratique,
pratique
Organização das Idéias
Sobre o que vou falar?
Para quem?
Com qual objetivo?
Qual será a abordagem utilizada?
Conclusão: aonde quero chegar?
Apresentação Pessoal
Nós não temos uma segunda chance de causar uma boa
primeira impressão
Use sempre roupas adequadas ao ambiente onde está se
apresentando. Seja discreto e sóbrio.
Use roupas limpas, bem passadas, botões bem pregados,
bainhas bem feitas e sem vestígios de puídos, manchas, pelos,
etc.
Prefira tecidos que não amassem
Não abuse das cores, roupas xadrez, listadas, etc.
Use no máximo duas cores




O Material Didático (1)
Coloque um título em cada tela
Use fontes grandes e estilos e cores diferentes para os títulos
Não use muitas cores ou fontes
Prefira uma única fonte com tamanhos e cores diferentes
Todas as transparências devem ser simples e independentes
Não coloque mais de seis itens em uma transparência


O Material Didático (2)
As transparências são apenas um guia para orientar as idéias e
nunca o foco principal da apresentação
Não exagere no número de transparências. Ninguém está
interessado em ver alguém lendo transparências o tempo inteiro
Use gráficos de pizza para mostrar comparações
Use gráficos de linha para indicar tendências
Use gráficos de barra para ambos
Ordene os tópicos por ordem de importância, o mais importante
primeiro

Conheça sua platéia (1)
Quem são eles? Quantos serão?
O que eles sabem sobre o assunto?
Idade, sexo, educação
Por que eles estão aqui? Como chegaram até você?



Conheça sua platéia (2)
Onde devo ficar? Será que todos me ouvem e enxergam?
O que eles precisam? O que eu preciso?
Que necessidades específicas eu devo tratar?
O que os ouvintes esperam aprender ou ouvir de mim?

O Bom Comunicador
O bom comunicador é aquele que:
Compartilha informações
Sabe motivar e envolver seus interlocutores

Eficiência do Professor
O teste mais importante da eficiência de um professor é o
desempenho de seus alunos
Bruce Wilkinson

Ao começar
No início de sua palestra, oriente seus alunos sobre detalhes
como localização do toalete, tempo da palestra, horário e duraçã
o dos intervalos, uso de telefone, etc.

Como cativar a platéia
Respeito antes de tudo (pontualidade, dignidade)
Não projete uma imagem de infalibilidade e superioridade.
Brinque com seus defeitos, porém sem se expor. Gera um clima
de maior aproximação.
Empregue exemplos que sejam familiares ao assunto sendo
abordado e à experiência de seus ouvintes
O corpo fala. Estude os sinais que a platéia lhe envia para reagir
adequadamente


O Bom Humor
Use o bom humor, a emoção e a presença de espírito para dar
mais brilho e dinâmica a suas apresentações
Alegria é contagiante e cria um clima propício ao aprendizado

Cuidado!
Piadas engraçadas geralmente são ofensivas a categorias de
pessoas
Não tente ser engraçado logo no começo da apresentação, é a
fase de avaliação mútua
Podem ser um elemento poderoso para manter uma boa dinâ
mica
Tente usá-las em contexto com o que está sendo falado
Não dirija as suas piadas a sua platéia. Pode gerar confrontos.

Deu Branco!
Quem decora frequentemente esquece
Ninguém trava falando do que gosta
Procure se apaixonar por seu assunto, leia o máximo possível
sobre ele para alcançar uma compreensão aprofundada

A participação dos alunos
Encoraje sua platéia a interagir com você
Faça perguntas simples (o medo do ridículo é muito grande)
Tente desmistificar o medo de errar

Não se esqueça!
Ensaie antes da primeira apresentação. Verifique
Tempo
Conhecimento
Seja organizado e objetivo
Não use jargão técnico ou gírias
Não complique
Não fique em frente à tela
Ao falar para grandes públicos, sempre repita a pergunta que lhe
for feita e responda falando para todos

Comunicação Não-Verbal
Comunicação não-verbal são palavras ouvidas com os olhos
A sua atitude influencia seus alunos
Não se porte de maneira desleixada, não fique encostado na
parede ou olhando para o chão
Não concentre seu foco em apenas uma pessoa. Demonstra
insegurança e pode deixar a pessoa alvo de sua atenção em
situação desconfortável.
Olho nos olhos. Você já ouviu dizer que mentiroso não olha nos
olhos?
Não dê palestras longas ou para um grande número de pessoas
sentado atrás de uma mesa. Isto retira todo e qualquer
dinamismo de sua apresentação e muita gente vai dormir.
Tenha sempre uma atitude positiva e entusiasmada

tic tic nervoso (1)
Ficar mexendo em canetas, livros, mesas, etc. Demonstra
ansiedade da sua parte, que por sua vez transmite a seus
ouvintes a sensação de que você não sabe do que está falando.
Balançar o corpo ou a cabeça
Franzir a testa

tic tic nervoso (2)
Piscar os olhos repetidamente
Morder os lábios
Bater os dedos na mesa ou em qualquer outra superfície
Ficar passando a mão no cabelo, nariz, etc, etc...

Como se livrar do tic tic nervoso
São manifestações físicas de nervosismo
São inconscientes
Grave suas palestras, só assim perceberá seus defeitos e poderá
eliminá-los.

Como lidar com os erros
Se errou, não dê demasiada importância ao fato. Admita o erro,
se possível de forma descontraída e siga em frente. Insistir em
se desculpar ou fornecer muitas explicações é embaraçoso tanto
para o instrutor como para os ouvintes.
Ninguém sabe tudo, não tente passar uma falsa impressão de
que é a autoridade máxima no assunto. Ninguém é e não
precisamos nos desgastar com este tipo de fingimento.
Quem tem medo de errar não aprende. Encare os erros como
algo natural e inevitável.

Expressão Oral
A melhor maneira de se ampliar o vocabulário e evitar os erros
de linguagem é através da leitura, qualquer tipo de leitura.
A leitura serve também para expandir os horizontes das pessoas
e nos torna mais inteligentes, com capacidade ampliada para
assimilar novos conhecimentos
Palestrantes que podem oferecer algo além do que está definido
como assunto principal enriquecem grandemente seus cursos e
os tornam muito mais interessantes, além de transmitirem a
imagem de competência.

Cuidado com a sua voz
Falar sempre com o mesmo tom de voz é hipnótico e induz ao
sono.
Tente variar o volume de voz e a entonação para dar vida a sua
palestra

Exercício do Cachorro Louco
Escolha uma página qualquer de um livro e leia em voz alta. Se
quiser pode gravá-lo.
Em seguida coloque um lápis entre os dentes, de forma que
suas extremidades fiquem fora da boca, e leia várias vezes a
mesma página em voz alta - só que sem gravar.
Você vai babar como um cachorro louco, mas vai valer a pena.
Logo após grave de novo, dessa vez sem o lápis na
boca.Compare as duas gravações. Você vai ficar surpreso!

Como lidar com os chatos
Frequentemente temos que lidar com o aluno melancia, que
quer aparecer a todo custo
Procure expor o chato. Chame-o a frente para ajudá-lo a fazer
uma dinâmica, operar o computador, etc. Frequentemente
resolve o problema.

Procrastinação
Palavra complicada que significa deixar para a última hora
Prepare sempre sua palestra e o material de apoio com antecedê
ncia suficiente para evitar imprevistos previsíveis.
Com planejamento adequado se consegue praticamente tudo.
Falta de tempo nunca é uma desculpa convincente.

Né? Tá? Entendeu? Sabe? Tudo
bem? Legal?
Corra destas muletas verbais
Transmite a impressão de que você não sabe do que está
falando
Ninguém é obrigado a manter um fluxo ininterrupto de palavras.
Geralmente quando não conseguimos achar uma palavra
adequada intercalamos nosso discurso com algumas destas pé
rolas.

O jogo do Ah...
Fale por 30 segundos sobre qualquer assunto de sua escolha.
Não pode falar as palavras "né", "tá", "ahh", e similares.
Pode fazer pausas a vontade.
Quem conseguir ganha o prêmio.

Procure sempre melhorar
Distribua um formulário de avaliação ao final de suas palestras
ou cursos
Não encare os comentários de forma defensiva, tente ver as
coisas sob a ótica da outra pessoa. Você certamente irá
aprender muito com isto.
Você pode pensar que não, mas podemos aprender muito com
todas as pessoas; crianças, adultos, idosos. Não bloqueie sua
mente para aprender com o que está à sua volta. Não custa
nada e muitas vezes o conhecimento adquirido lhe será muito
valioso.

Encerramento
Não diga: "Por hoje é só" ou "Era isso que eu queria dizer"
Faça um breve resumo do que foi abordado para que os alunos
façam uma auto-avaliação de seu aproveitamento em face dos
objetivos do curso.
Despeça-se dizendo "Muito obrigado pela atenção e boa tarde a
todos" ou algo na mesma linha
Não se esqueça, pergunte-se: Como posso melhorar?



Bibliografia
Pequeno Manual de Comunicação Oral e Marketing Pessoal -
Samuel Borges
The Key Steps to An Effective Presentation
http://www.the-eggman.com
Building and Giving Presentation Tips
http://macinfo.its.queensu.ca/LTU/tips/TipsPresentation.html
LJL Seminars
http://www.ljlseminars.com/

Referências
Rubens Queiroz de Almeida
queiroz@unicamp.br
Instituto de Desenvolvimento do Potencial Humano
http://www.idph.net
Dicas-L
http://www.Dicas-L.unicamp.br
























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